segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como poupar o planeta | Vida de Qualidade

Para a maior parte das pessoas, ter comportamentos que promovam uma vida sustentável implica mais gastos, pois supostamente, tratam-se de alimentos orgânicos ou de adquirir produtos ecológicos, que é claro, são mais dispendiosos.
Mas saber como poupar o planeta não tem de ser assim.
Termos um comportamento ecológico pode partir duma simples redução dos desperdícios diários ou mesmo do tipo de consumo que fazemos da energia, por exemplo. Estes são dois exemplos de modos como poderemos não só poupar o planeta, mas também a nossa carteira.
Aceite algumas dicas e fique a saber como pode, realmente, poupar o planeta diariamente.
Poupar o planeta
  • Ande a pé ou de bicicleta, ainda que por curtas distâncias. Não só estará a ajudar o meio ambiente, como a economizar dinheiro. Em vez de ir de carro ou apanhar o autocarro para algum lugar, como uma pastelaria ou supermercado, aproveite e vá de bicicleta ou a pé. Não só tem a oportunidade de fazer exercício físico como estará a poupar o planeta.
  • Um estudo feito recentemente revelou que a produção de carne bovina acaba por emitir tanta quantidade de CO2 quando o equivalente a correr 1,6 mil quilómetros de carro (isto num carro de gastos médios).Quer isto dizer que reduzir, nem que seja um pouco apenas o consumo de carne, iria ajudar e muito. Aproveite para substituir a carne pelo peixe, pelo menos, uma vez por semana.
  • Cada vez mais se vê, hoje em dia, o carpooling, ou seja, as boleias, por exemplo, para o trabalho. Colegas detrabalho vão compartilhando as idas para o trabalho nos seus carros, alternadamente.
  • Mesmo em casa pode aprender sobre como poupar o planeta. Por exemplo, opte sempre por lâmpadas fluorescentes, ou pelo menos utilize-as em ambientes que necessitem de mais iluminação. Por exemplo, duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais e duram por mais tempo que uma lâmpada incandescente de 100 watts.
  • O facto de deixar os seus aparelhos eletrónicos como televisão ou dvd em standby contribui para um agravamento do consumo de energia. Quer isto dizer que cada vez que o fazemos, estamos a desperdiçar energia. Este tipo de consumo de energia é conhecido como “vampirização” e, na prática, acaba por corresponder até 30% na fatura da luz. Por isso, lembre-se de sempre desligar os aparelhos eletrónicos quando não os estiver a utilizar.
  • Quando sair de casa, seja para passear ou para o trabalho, lembre-se de levar consigo ums garrafa de água, pois poderá sempre enchê-la, ao invés de estar a comprar garrafas novas. Isto vai ajudar a contribuir para poupar o planeta. Mesmo manter uma delas à mesa, nas refeições ou no escritório, vai evitar o uso de embalagens plásticas em excesso e, assim, também aproveitará para poupar algum dinheiro.
Fonte : Como poupar o planeta | Vida de Qualidade

Um comentário:

Baldoino Soares Badu disse...

É meus amigos e amigas essa é uma grande e oportuna batalha, eu abraço e defendo a mãe natureza e consequentemente o nosso planeta Terra, conto com todos para essa grande jornada.