Estudo publicado no "Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry"
Os sintomas de depressão são uma característica inicial da doença de Parkinson, anterior aos movimentos observados nos indivíduos com esta doença, tais como os tremores e os músculos rígidos, revela um estudo publicado no “Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry”.
Apesar de vários estudos já terem demonstrado uma ligação entre os sintomas depressivos e a doença de Parkinson, ainda não tinha ficado claro se uma doença é causa da outra ou se ambas surgem de um mecanismo comum.
De forma a esclarecer estas questões, investigadores da University of Minnesota, em Minneapolis, EUA, compararam 999 pacientes que sofriam da doença de Parkinson, identificados em registos ocorridos entre 1995 e 2001, com 6.261 indivíduos que funcionaram como grupo de controlo. O início de uma terapia com antidepressivos foi considerado como indicação de sintomas de depressão.
Os investigadores constataram que, quando comparados com os indivíduos que não tinham iniciado uma terapia com antidepressivos, os que tinham iniciado essa terapia apresentavam uma probabilidade 85% maior de desenvolverem a doença de Parkinson.
O estudo revelou ainda que a associação entre as duas doenças era maior dois anos após o começo da terapia com os antidepressivos.
ALERT Life Sciences Computing, S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário