terça-feira, 21 de julho de 2009

Genoma do esquistossomo traz pista para remédios

RICARDO BONALUME NETO
da Folha de S.Paulo

Desta vez a "sopa de letrinhas" do sequenciamento genético produziu resultados imediatos. A análise do genoma de dois dos parasitas que causam a esquistossomose já rendeu 66 prováveis remédios para a doença, já disponíveis nas farmácias e que agora podem ser testados contra ela.

Nada mal, considerando-se que hoje apenas uma droga, o praziquantel, é usada para tratar uma doença que atinge 210 milhões de pessoas em 76 países (até 6 milhões no Brasil).

Do McManus/Instituto de Ciências Médicas de Queensland
Imagem de microscópio de varredura mostra casal de esquistossomos adultos; genoma do parasita traz pista para remédios
Imagem de microscópio de varredura mostra casal de esquistossomos adultos; genoma traz pista para remédios

Os genomas foram sequenciados por dois grandes consórcios. A equipe liderada por Najib El-Sayed, da Universidade de Maryland (EUA), soletrou o DNA do verme Schistosoma mansoni, disseminado principalmente na África, no Brasil e no Caribe. Pesquisadores de São Paulo e Minas Gerais participaram deste trabalho.

Já o grupo liderado por Zhu Chen, do Centro Nacional Chinês do Genoma Humano, de Xangai, decodificou o genoma do Schistosoma japonicum, mais comum na Ásia. As duas equipes publicam seus resultados hoje na revista "Nature".

"O genoma tem esse efeito catalisador. Todo mundo que trabalha com esquistossomose vai ter acesso aos dados. Ele abre o caminho para testar essas drogas", afirma Ricardo De Marco, do Instituto de Física da USP de São Carlos.(...)

Fonte : FolhaOnline

Nenhum comentário: