sábado, 17 de outubro de 2009

importante

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link
COLOQUE EM SUA AGENDA: REACON 2009 EM BONITO-MS

Venha para o REACON 2009 em Bonito-MS. O evento irá discutir temas relacionados à área da saúde com ênfase na reabilitação para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. Este evento visa também fomentar a pesquisa, promovendo intercâmbios, inovações, estudos, avaliação e disseminação de novas tecnologias.

Acesse o site www.reacon2009.com.br
___________________________________________________________

PROGRAMAÇÃO REACON 2009

A programação do evento será composta por palestras, encontros, mesas redondas, debates e reuniões. 26/11/2009 - QUINTA-FEIRA
08h00 - 17h00
Credenciamento e novas inscrições
19h00 - 20h00 Abertura Oficial
20h00 - 21h00 Palestra de abertura: Células tronco
Dr. Salmo Raskin
Doutor em genética pela Universidade Federal do Paraná, especialista em genética médica pela Universidade de Vanderbilt, Nashville, Tennessee, EUA. Presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica (2008 a 2010).
21h00 Apresentação Cultural
27/11/2009 - SEXTA-FEIRA
13h00 - 14h00
Sala 1
Depressão e demência na doença de Parkinson
Dra. Elisabete Castelon Konkiewitz
Doutora em neurologia pela Technische Universität München – Alemanha . Docente da Faculdade de Ciências da Saúde (curso de medicina) na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e neurologista do Hospital Universitário da UFGD. Docente em cursos de pós-graduação nas áreas de saúde e educação.
14h00 - 15h00
Sala 2
Amputações – Etiologia, técnica cirúrgica e indicação de órtese e prótese
Dr. Paulo Mulazzani
Médico fisiatra e ortopedista-traumatologista especializado em medicina do trabalho, vice-presidente da Sociedade Gaúcha de Fisiatria, médico da AACD - Porto Alegre, membro da Câmara Técnica de Fisiatria do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul e titular da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia - SBOT.
15h00 - 16h00
Sala 3
Psicomotricidade aquática, reabilitação e inclusão social
Prof. Paulo Gutierres Filho
Doutorando em ciências do desporto pela UTAD, Mestre em ciências do movimento humano pela ESEF/UFRGS. Especialista em educação física adaptada pela ESEF/UFRGS. Licenciado em educação física pela ESEF/UFRGS. Bacharel em fisioterapia pela FEEVALE; Autor do Livro "A psicomotricidade relacional em meio aquático" (2003); Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
16h10 - 16h25 Intervalo
16h30 - 18h00 Apresentação de trabalhos
18h00 - 19h00 Distúrbios do movimento – Diagnóstico e avanços na terapêutica medicamentosa
Dr. Delson José da Silva
Mestre em medicina tropical pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialização em movimentos anormais no Hospital Clínic y Provincial de Barcelona, HCB, Espanha. Médico do Hospital das Clínicas - UFG e coordenador do Centro de Referência em Transtornos do Movimento – Hospital das Clínicas - CERTEM (HC/UFG). Presidente da Sociedade de Neurologia do Estado de Goiás - SONG. Neurologista clínico em cirurgia estereotáxica, inclusive estimulação cerebral profunda e neurologia do comportamento.
19h00 - 19h10 Intervalo
20h00 - 21h00 Mesa redonda: Arquitetura e urbanismo
Palestrante: Eng. Jary de Carvalho e Castro
Presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul - CREA-MS (2009 – 2001), Coordenador do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Colégio de Presidentes do Sistema CONFEA/CREA.
Debatedores
A serem definidos pela comissão organizadora.
Moderadora: Profª. Rosana Puga Morais Martinez

28/11/2009 - SÁBADO
09h00 - 11h00
Workshop
Uso terapêutico da toxina botulínica tipo A – Espasticidade e distonia.
Dr. Ailton de Souza Melo
Doutor em ciências biológicas - Biologia molecular, pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Doutor pelas Universite d'Aix-Marseille III (Droit, Econ. et Sciences) e Universite de Paris VIII, França. Livre docente em neurologia do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Bahia - Universidade Federal da Bahia – UFBA e coordenador do Programa de Pós-graduação em medicina e saúde-PPgMS-UFBA.
11h00 - 15h00 Reabilitação em paralisia cerebral
Dra. Regina Chueire
Mestre em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Docente na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Chefe do serviço de fisiatria do Hospital de Base e da Santa Casa de São José do Rio Preto. Coordenadora do ambulatório de bloqueios neuroquímicos do Hospital de Base. Secretária municipal dos direitos da mulher, pessoa com deficiência, raça e etnia de São José do Rio Preto. Diretora de defesa profissional da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (2006-2008).
15h00 - 16h00 Avaliação funcional e tratamento em pacientes com espasticidade e distonia
Dr. Sérgio Lianza
Médico fisiatra, professor adjunto do departamento de ortopedia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, membro titular da Academia Brasileira de Medicina Física e Reabilitação.
16h10 - 16h25 Intervalo
16h30 - 17h30 Doenças neuromusculares e pesquisas realizadas no Centro de Estudos do Genoma Humano da USP
Dra. Tatiana Jazedje
Pesquisadora integrante da equipe de pesquisa da Dra. Mayana Zatz no Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo.
Pós-doutorado em Biologia/Genética pela Universidade de São Paulo, com o cultivo de células tronco do aparelho reprodutor feminino (2008 e 2009), e Pós doutorado em anatomia/reprodução pela USP com o desenvolvimento de métodos para Diagnóstico Pré-implantacional para doenças monogenéticas (2006 e 2007), doutora em biologia/genética pela USP com diferenciação de células tronco hematopoiéticas em células musculares.
17h30 - 18h30 Atividades físicas e de lazer para pessoas com deficiência física
Dr. Vagner Sérgio Custódio
Doutor em educação física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestre em educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Especialista em educação especial pela Universidade Estadual Paulista. Docente das disciplinas lazer e recreação, atividades de ecoturismo, turismo adaptado a pessoas com deficiência na UNESP Campus de Rosana e integrante da International Society for Psychophysics - ISP.
18h30 - 19h30 Apresentação dos trabalhos em pôsteres e/ou banners
19h30 - 20h10 Sala 1: Toxina botulínica
Dr. Luiz Antônio de Arruda Botelho
Médico fisiatra, chefe do setor de bloqueio químico da disciplina de fisiatria da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e superintendente da Fundação Selma – reabilitação física e social.

Sala 2: Eletroneuromiografia no diagnóstico de doenças do distúrbio do movimento
Dr. Tae Mo Chung
Médico fisiatra do hospital das clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, graduado pela Fundação Municipal da Faculdade de Medicina de Marília (1990), professor pesquisador em medicina da reabilitação pela USP da linha de pesquisa Análise do Movimento.
20h10 - 21h00 Mesa redonda: Reabilitação profissional e a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho
Palestrante: Dra. Linamara Rizzo Battistella
Doutora em medicina – Reumatologia, pela Universidade de São Paulo. Docente do departamento de medicina legal, ética médica, medicina social e do trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Autora de 142 artigos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais, 7 livros e 37 capítulos de outros livros. Presidente honorária da Sociedade Internacional de Medicina Física e de Reabilitação - ISPRM, 2009. Atual secretária de estado dos direitos da pessoa com deficiência do Governo do Estado de São Paulo.

Debatedores: A serem definidos pela comissão organizadora.
Moderadora: Profª. Lígia Baruki Melo
EVENTOS PARALELOS
II SIMPÓSIO DE NEUROCIÊNCIA E REABILITAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL
I ENCONTRO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE APOIO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
___________________________________________________________
Promoção:

Agência Oficial:


Tel. (67) 3026-3536
e-mail reacon@ecodmc.com.br




www.reacon2009.com.br

Nenhum comentário: