quarta-feira, 22 de junho de 2011

Avanços sobre células-tronco

Acaba de terminar o maior congresso de células-tronco do mundo. Foram 4 dias intensos, com cerca de 3.700 pesquisadores, médicos, pacientes, advogados, repórteres e outros interessados reunidos para discutir como realizar a promessa do uso de células-tronco para curar doenças humanas.

O congresso International Society for Stem Cell Research (ISSCR) aconteceu em Toronto, no Canadá, entre os dias 15 a 18 de junho. A sociedade foi formada em 2003 e desde então tem crescido exponencialmente. Diversas atividades relacionadas, como galerias de fotos microscópicas e outras manifestações artísticas aconteceram em paralelo, reforçando a imagem das células-tronco.

Dessa vez, não faltou homenagem ao Shinya Yamanaka e Kazutoshi Takahashi, descobridores da reprogramação celular e primeiros a gerarem células-tronco induzidas (ou iPS cells, do inglês).

Na parte científica, muitas novidades como a detecção de células-tronco pluripotentes em glândulas mamárias. Controversa e ainda carente de crivo científico, a descoberta nos faz pensar como elas podem ser relacionadas com a alta frequência de câncer de mama. (...) SEGUE

Fonte : G1 Espiral - Alysson Muotri

Nenhum comentário: