sábado, 24 de agosto de 2013

CONFEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE PARKINSON DO BRASIL!!!


AFINAL DE CONTAS O QUE É UMA CONFEDERAÇÃO?

Em ciência política, a confederação é uma associação de Estados soberanos, usualmente criada por meio de tratados, mas que pode eventualmente adotar uma constituição comum. A principal distinção entre uma confederação e uma federação é que, na Confederação, os Estados constituintes não abandonam a sua soberania, enquanto que, na Federação, a soberania é transferida para o estado federal. As confederações costumam ser instituídas para lidar com assuntos cruciais como defesa, relações exteriores, comércio internacional e união monetária.

Em termos políticos modernos, uma confederação é normalmente limitada a uma união permanente de Estados soberanos para o propósito de adotar uma ação comum frente a outros Estados. A natureza da relação entre os Estados confederados e entre estes e a união confederativa varia de caso a caso. Algumas confederações mais frouxas assemelham-se a organizações internacionais (alguns diriam que, hoje em dia, confederações são organismos internacionais), enquanto que confederações mais estreitas parecem-se com federações.

Na maioria dos casos, a confederação é governada por uma assembléia dos Estados confederados, que têm direitos e deveres idênticos. As decisões desta assembléia são, em princípio, tomadas por unanimidade. A confederação tem em regra personalidade jurídica, mas a sua capacidade internacional é limitada. Do ponto de vista histórico, a confederação costuma ser uma fase de um processo que leva à federação, como nos casos dos Estados Unidos e da Suíça. Por vezes a confederação pode desfazer-se em Estados soberanos, a exemplo da República Árabe Unida. Os indivíduos súditos de uma confederação guardam a nacionalidade dos seus respectivos Estados.

Em outra acepção, a palavra pode significar um tipo de organização que consolida um grupo de organizações independentes, como as confederações de esportes ou as confederações sindicais.

Um comentário:

Baldoino Soares Badu disse...

Esta em pauta a criação de uma CONFEDERAÇÃO, para dar respaldo a todas as Associações de Parkinson do Brasil, nos países democráticos mais organizados politicamente isso vem sendo usado costumeiramente, nos USA vemos isso nos tribunais. Esse assunto já foi discutido no Congresso em Recife, foi revigorado em Timóteo, mas ficou faltando bater o martelo, agora chegou à hora de discutirmos e sair fazendo. Com uma Confederação vamos ter mais força para chegarmos aos órgãos federais com maior representatividade. Acho que a sede deve ser em Brasília (minha opinião particular), pois é lá o centro político da nação. Temos advogados e juristas nas nossas comunidades, agora é arregaçar as mangas e partir para a briga.
Nesse momento esta sendo constituida uma comissão de presidentes das associações para tratar do assunto, solicito que as duvidas ou sugestões sejam encaminhadas ao Milton por e-mail:
Milton Ferraz : milton.ferraz@terra.com.br
"JUNTANDO NOSSOS BRAÇOS, UNIDOS COM A MESMA DETERMINAÇÃO VAMOS TORNANDO O PARKINSON EM COISA DO PASSADO"