quarta-feira, 29 de abril de 2009

Indústria farmacêutica treina profissionais por meio do ensino a distância

Boehringer Ingelheim encontra nas ferramentas de e-learning, desenvolvidas pela Digital SK, formas simples e econômicas de aprimorar o conhecimento de seus representantes.

Em todo o mundo, a indústria farmacêutica é considerada uma das mais importantes para a economia. No Brasil não é diferente. Porém, a questão geográfica, ou seja, as grandes distâncias são um desafio para as empresas que têm como objetivo treinar seus colaboradores com a máxima eficácia.

E como superar esse obstáculo? Para essa questão, a Digital SK (www.digitalsk.com.br), empresa franco-brasileira que desenvolve soluções completas e integradas de e-learning, elaborou, recentemente, projetos para uma das maiores indústrias farmacêuticas: a Boehringer Ingelheim (www.boehringer-ingelheim.com.br).

A indústria buscou no e-learning o reforço para o conhecimento científico e técnico de seus representantes. Assim, ela consegue prepará-los para o relacionamento com os profissionais de saúde, com quem mantêm contato diariamente, além de aumentar as vendas, melhorar a produtividade e a comunicação.

No primeiro trabalho realizado no final de 2007, a Digital SK midiatizou 11 manuais de diversos produtos, como o Buscopan, Cardizem, entre outros, com o uso da ferramenta Scenari*, que permite programar cadeias editoriais digitais, facilitando a produção e gerenciamento de grandes volumes de conteúdo multimídia para treinamentos.

O material foi atualizado e reformulado, além de ter sido enriquecido com recursos multimídia, o que tornou o aprendizado mais atraente, dinâmico e interativo. O conteúdo foi disponibilizado nos formatos SCORM 1.3 (para ser disponibilizado na plataforma da Boehringer Ingelheim) e PDF. Além de midiatizar os manuais com conteúdo técnico, atividades didáticas, avaliações e recursos multimídia, a Digital SK criou um acervo digital para todos os conteúdos e arquivos-fonte dos recursos utilizados.

Com foco em conteúdo científico, o material visa fortalecer o conhecimento dos representantes em anatomia, fisiologia, patologia e tratamento. O aprendizado é individual, com sistema de avaliação que traz correções e feedbacks automáticos, para que o aluno possa fazer uma auto-avaliação e verificar seu nível de desempenho.

No primeiro semestre de 2008, a Boehringer Ingelheim solicitou à Digital SK a midiatização de mais manuais (Cymbalta – DNPD, Sifrol – Parkinson, Pradaxa e Buscofem) e também um treinamento para que a sua equipe interna possa alterar e publicar conteúdos por meio do seu acervo já estruturado. Ao final do projeto, a Digital SK treinará colaboradores da Boehringer Ingelheim para uso da ferramenta ScenariChain.

Fonte : Portal Brasil Fator

Nenhum comentário: