quinta-feira, 8 de abril de 2010

UFSC - Dia Internacional da Pessoa com Doença de Parkinson

O dia 11 de abril será lembrado em todo o mundo por eventos e atividades alertando para a necessidade de maior assistência, desenvolvimento de estudos e pesquisas para ampliação das informações para as pessoas com Parkinson, seus familiares e a comunidade em geral. A Associação Parkinson Santa Catarina, em parceria com a UFSC, propõe nesta data congregar portadores, familiares, profissionais, estudantes e a comunidade em geral para divulgar esclarecimentos sobre essa doença degenerativa e progressiva.
As atividades serão realizadas nos dias 11 e 12 de abril. No dia 11, a Associação Parkinson Santa Catarina (Apasc) distribuirá panfletos com informações sobre suas ações e a doença de Parkinson. A divulgação será no Shopping Itaguaçu, em São José, entre 10 e 22 horas.

No dia 12 de abril a programação, aberta à comunidade, será realizada no auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC. Às 14h30min o médico neurologista Fernando Cini Freitas ministra a palestra ´ Parkinson: diagnostico diferencial`. Em seguida, às 16h, Célia Maria Zarbin Nunes, do Sebrae, fala sobre ´Grupos sociais e sua organização`.

Identificada pelo médico inglês James Parkinson em 1817, a Doença de Parkinson é uma alteração do sistema nervoso central que afeta os mecanismos de produção de neurotransmissores, resultando em distúrbios do movimento (tremores, rigidez muscular e alterações da postura). Problemas não motores também podem estar presentes no quadro da doença, especialmente depressão e os relacionados com alteração do sono, da memória e do comportamento.

As causas da doença ainda são desconhecidas, mas admite-se que 5% dos casos sejam hereditários e que o restante esteja vinculado a causas múltiplas (medicamentosa, tóxica, infecciosa ou traumática). A doença atinge cerca de 1% da população, sem distinção de sexo ou origem étnica.

Mais informações pelo e-mail parkinson@floripa.com.br ou telefone 3721-9480, no período da tarde, com Tatiane, no Departamento de Enfermagem/UFSC

Fonte : Planeta Universitário

Nenhum comentário: