quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ATENDA NOSSO CHAMADO II

Caros Amigos

ATENDA NOSSO CHAMADO

Esta è a segunda Carta Aberta que escrevo externando a necessidade da criação da Associação dos Portadores de Parkinson do Rio Grande do Norte. Reporto a primeira Carta uma vez que seu conteúdo justifica essa segunda, além de facilitar a quem não leu a primeira a compreensão de ambas.

Há exatamente um ano estou trabalhando neste sentido, uma iniciativa gerada pela minha vontade e necessidade e, posteriormente ao longo de 12 meses constatando e sentindo a necessidade comum aos portadores da doença de Parkinson.

Chegamos aos dias atuais, com avanços relevantes de novos medicamentos e tecnologias disponíveis além de uma ampla e considerável perspectiva nas pesquisas, em função do crescimento progressivo do interesse da comunidade científica em relação aos novos conceitos, sobretudo de qualidade de vida, aos acometidos pela doença de Parkinson.

E essas informações necessitam chegar aos pacientes com a mesma intensidade dos seus avanços científicos e que somente é possível via sistema associativista pois sua filosofia social remete à melhoria da qualidade de vida sem a necessidade de nos submetermos as formas abusivas mercantilistas e protecionismo do estado.

Nessa labuta de 12 meses com a proposta estabelecida mantive contatos com autoridades estaduais e municipais competentes tanto no âmbito da capital como do interior. Criei um BLOG de sensibilização ao movimento (parkinsonianorn.blogspot.com), e disseminei folders em vários pontos estratégicos com o fito de convocar os portadores, responsáveis pelos doentes e colaboradores de todos os segmentos que direta ou indiretamente queiram ajudar.

Os efeitos foram alcançados, porém há um espaço a ser ocupado entre os resultados obtidos e a dimensão da mudança que o objetivo pode provocar. Mas acredito que esses efeitos hão de se tornar grandes transformações através de um grupo de inestimáveis que quero agradecer.
Dr. Lucrecio Pegado Cortez, Drª. Tania Lemos Cortez, ambos da área odontológica, Drª Giordana Fontes Melo – Fisioterapeuta, Drª Cintia Cavalcanti
– Fonodiologa – Dr. João Rabelo – Neurologista – Dr. João Maria Selfes - Clinico Geral - Antonio Eduardo Oliveira – Prof. UFRN – Ilana Queiroz – Psicóloga – Luiz Antonio Vieira a Autônomo – Maria Salete Viera Cesário – Farmacêutica – Carina Figueiredo Raposo – Comerciante - a essas pessoas cabe aqui a expressão de Fernando Pessoa. " o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis” como vocês.

A eles competem a formação do Grupo de Apoio aos Portadores de Parkinson e como conseqüência a formação da Comissão de Constituição da Associação e daí o seu reconhecimento jurídico para obtenção dos objetivos proposto em seu Estatuto, instrumento já a disposição em seus respectivos email, pois é por ele que vamos discutir e dialogar as formas de como administrar o futuro dos portadores de Parkinson.

A Gilberto, Felipe Farias, Karla Shangela, Sandra Maia e Maria Margarete, alguns até desconhecidos e que pela força da espontaneidade estão participando como seguidores do blog, são pessoas fascinantes que sabem praticar a cultura da solidariedade e transmitir carinho na hora da dor.


Domingos Sávio Azevedo Cabral
Saudações associativistas.

Um comentário:

Baldoino disse...

O Domingos é o mais novo parceiro e amigo que esta se juntando nessa jornada de desbravamento e ajuda da família parkinsoniana do Rio Grande do Norte.

Esteve presente em um dos nossos chat e foi apresentado a nossa amiga Elma de Mossoró que administra um Grupo de Apoio para que juntos tracem planos e se ajudem mutuamente.

Seja bem-vindo a nossa comunidade, pode contar conosco