quarta-feira, 7 de março de 2012

MARÇO 2012 - INFORMATIVO DA APC!!!


Boletim informativo – Março 2012

Estamos de volta !!!!!!!
Mês que vem tem evento no Aterro do Flamengo, com o título:
“Parkinsoniano, melhor qualidade de vida”.
Dia 15 de abril, das 10 às 16 hs, estaremos comemorando o dia Internacional de Parkinson, com aula de dança, dança sênior, massagens, terapia e outras atividades. Contamos com a presença de todos para que possamos divulgar a nossa Associação e esclarecer a população sobre a doença de Parkinson, ainda desconhecida por muitos. Em abril não nos encontraremos na igreja. Espero todos lá no Aterro, hein!

A psicanalista Denise Jabor, está disponibilizando seus serviços aos parkinsonianos e cuidadores.
Círculo Psicanalista
Rua David Campista, 170 – Humaitá
Tel: 2286-6922

A fonoaudióloga Marjorie também se colocou à disposição.
Tel. consultório: 2521-1690


ASSUNTO DE INTERESSE

Estudo comprova que musculação diminui sintomas de Parkinson
publicado em 29/2/2012 às 20:24

Um estudo feito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que a prática da musculação diminuiu os sintomas do mal de Parkinson que, em alguns casos, até regrediu.

Nova York - Pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Oregon, liderados pelo médico Fuzhong Li, descobriram que praticar tai chi chuan também ajuda os pacientes com Parkinson a melhorarem seu equilíbrio e aumentarem a força muscular.

O estudo foi financido pelo Instituto Nacional de Desordens Cronológicas e Derrame (NINDS) e publicado na revista “New England Journal of Medicine”. Os cientistas selecionaram 195 pacientes com Parkinson que tinham problemas motores mas conseguiam ficar em pé e andar sem ajuda.
Aleatoriamente, cada um recebeu um programa de exercícios: tai chi chuan, treino de resistência ou alongamento. O tai chi aumentou o equilíbrio e a força. O treinamento de resistência tornou mais fortes os músculos envolvidos no equilíbrio. E o alongamento não se mostrou eficiente em nenhum dos dois aspectos.

Cada grupo teve aulas duas vezes por semana, ao longo de seis meses. Os pesquisadores então avaliaram uma série de aspectos relacionados ao equilíbrio e a aptidões físicas, como capacidade de se inclinar, controle direcional, força nas pernas, comprimento do passo e agilidade ao andar.

O tai chi também proporcionou mais ganhos no que se refere às habilidades de se inclinar, caminhar dando passos mais largos e ter controle direcional do que o treino de resistência.

De acordo com os relatos dos participantes, 67% dos que fizeram tai chi chuan passaram a sofrer menos quedas ao longo das 24 semanas do estudo. Nos três meses que se seguiram ao final do programa, eles ainda caíam menos do que os membros dos outros grupos — o que parece indicar, também, que o efeito do tai chi se prolonga.
— Estes resultados são clinicamente significativos porque eles sugerem que o tai chi, um exercício de baixo ou moderado impacto, pode ser usado como um auxiliar nas terapias físicas usadas atualmente para tratar de alguns problemas chave no mal de Parkinson, tais como instabilidade de postura e no andar — disse o médico Fuzhong Li.


A APC reúne os associados toda 1ª quarta feira do mês na paróquia da Santíssima Trindade, à rua Senador vergueiro, 141 Flamengo, das 14:30 às 17hs.
Fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e neurologia são oferecidos em Engº de Dentro – o paciente que irá pela 1ª vez, deve marcar pelo telefone do setor neurofuncional: 3111-7342, quando eles informarão os dias de seus grupos.
Acuidade visual no IBMR, em  Botafogo.
ASSOCIAÇÃO PARKINSON CARIOCA – APC
associacaoparkinsoncarioca.blogspot.com
SEDE: RUA URUGUAIANA, 39 SALA 902 
CENTRO – RIO DE JANEIRO
TEL: (21) 91026084                                   
SUB-SEDE: RUA RAMIRO MAGALHÃES, 521 SALA 301
ENGº DE DENTRO – RIO DE JANEIRO-RJ
CENTRO MUNICIPAL DE REABILITAÇÃO.


Se você quer ajudar a Associação Parkinson Carioca deposite qualquer quantia:
Banco: Brasil - Agência: 3518-1 - Marechal Floriano - RJ - CC: 420.978-8

"Quando estamos juntos, não nos sentimos tão diferentes..."

Nenhum comentário: