sexta-feira, 2 de abril de 2010

A APP Celebra O dia Mundial da Doença de Parkinson e faz mobilização pelo dia do Parkinsoniano em Belém



Praça Batista Campos



Dia 11 de Abril

"Todos de mãos dadas superando o Parkinson".

“O povo bem conscientizado, PARKINSONIANO menos discriminado.”

A Associação de Parkinsoniano do Pará estará celebrando o Dia Mundial da Doença de Parkinson, concomitantemente o “Dia do Parkinsoniano no Município de Belém”, onde faremos uma mobilização em Praça Pública, distribuindo material informativo com o objetivo de ensinar e conscientizar as famílias, os cuidadores, amigos e a sociedade a conviver com Doente de Parkinson. O evento contará com profissionais habilitados onde farão a verificação da pressão arterial e taxa de glicemia, bem como distribuiremos material educativo concernente ao idoso (Estatuto do Idoso e dicas para evitar quedas).

RELEASE


A Associação dos Parkinsonianos do Pará (APP) é uma entidade sem fins econômicos, que congrega as pessoas acometidas pela doença de Parkinson no Estado do Pará. E, no dia 11 de Abril de 2010 a APP estará demarcando o Dia Mundial da Doença de Parkinson, que promovera eventos, cujo objetivo é a divulgação de informações para esclarecer e sensibilizar a população sobre a importância da participação de familiares, amigos e cuidadores dispensados às pessoas idosas, especialmente as acometidas pela Doença de Parkinson, melhorando a qualidade de vida do portador de Parkinson. E a grande arma no enfrentamento dessa doença, é a informação associada à sociedade, muito embora já exista há 183 anos, quando então foi feito o primeiro diagnóstico por James Parkinson, ainda assim, pouca gente conhece sobre essa patologia.
A Doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa progressiva, que afeta o sistema nervoso central, diminuindo a produção de dopamina em uma determinada área específica do cérebro, fazendo com que esse neurotransmissor retarde em levar essa mensagem ao cérebro e com essa redução ocasiona alguns sintomas, a exemplo: tremores involuntários nos membros superiores e inferiores que podem ocorrer separados ou simultaneamente, causando rigidez muscular, lentidão dos movimentos, truncamento na fala e dificuldade na escrita (micrografia), além de depressão e insônia. É uma patologia que requer tratamento multifuncional exigindo um tratamento medicamentoso considerado excepcional e de alto custo que encarece ainda mais na maioria das vezes quando associada a outras drogas.
“Venha nos ensinar ou apreender e conviver participando da rede de amigos do Parkinson, “todos de mãos dadas superando o Parkinson.”

2 comentários:

Baldoino disse...

Parabéns aos amigos de Belem, desejamos muito sucesso na celebração,
abs,
Badu

carla macharutto disse...

Parabéns pela brilhante ideia de comemorar o dia da consciêntização da doença de Parkinson em uma praça...Poissabemos que o parkinson é a doença do isolamento,e nada mais comunitario e coletivo do que uma linda praça.Nada de isolamento...vamos a praça,adoraria estar aí com vocês.
meu carinho CARLA MACHARUTTO