terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Notícias

Associação de doentes de Parkinson espera mais apoio

Regional | 2009-01-08 10:09

A delegação dos Açores da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson espera mais apoio em 2009 para o seu plano de actividades, com a eleição para a direcção nacional de uma lista que quer dedicar atenção à Região.

A chegada de uma nova direcção à Associação Nacional de Doentes de Parkinson é vista com bons olhos pela sua delegação nos Açores, que espera por isso ter mais apoio em 2009 para as suas actividades, uma vez que no seu programa eleitoral a lista que venceu as eleições de Dezembro dedicou especial atenção ao trabalho a desenvolver nos Açores, uma região onde a dispersão geográfica e a própria inexistência de um registo fidedigno de doentes de Parkinson dificulta o trabalho da associação.
A intenção é manifestada em comunicado pela delegada nos Açores da Associação Nacional de Doentes de Parkinson, Ana Isabel Sousa, que irá estar amanhã em Lisboa na tomada de posse da nova direcção nacional.
O facto de muitos doentes de Parkinson nos Açores recorrerem à medicina privada, e mesmo à rede de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), dificulta a sua identificação por parte dos serviços governamentais e a constituição de estatísticas sobre a doença na Região.
Por isso, a delegação da Associação Nacional de Doentes de Parkinson nos Açores afirma ser necessário estreitar a sua relação com o serviço de neurologia do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, para que o programa de visitas da associação, tendo em vista o apoio psicológico - que já é feito nas IPSS onde há doentes de Parkinson internados - possa estender-se também aos doentes hospitalizados. A sensibilização para doença de Parkinson é também considerada muito importante para a delegação da associação nos Açores e para tal, o dia mundial da doença, que se assinala a 11 de Abril, é considerado no plano anual de actividades a data mais importante para sair à rua e falar sobre a doença de Parkinson.
Uma divulgação que a delegação dos Açores da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson quer também estender através da sua presença em outras actividades, como convívios, espectáculos, festas ou mesmo feiras, ocasiões consideradas muito importantes para a angariação de fundos para a associação.
A actividade da delegação dos Açores da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson está sobretudo centrada na ilha de São Miguel, onde a sua delegada regional, Ana Isabel Sousa, diz ser procurada por um número crescente de pessoas que pretendem obter informações sobre a doença, nele se encontrando muitos estudantes do ensino secundário, universitário e, entre estes, concretamente os de enfermagem, que pretendem obter informação para a realização de trabalhos sobre a doença de Parkinson.
A distribuição na Região da revista nacional da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson é também outra das prioridades da delegação dos Açores, que no entanto quer ver este ano o aparecimento de mais conteúdos regionais na revista, para que os doentes e os açorianos em geral possam interessar-se mais pela revista. Uma intenção que se alastra também à internet e ao portal da associação.
Por fim, uma das actividades que marca anualmente o plano da delegação dos Açores é a realização de festas de Natal em instituições onde estejam internados doentes de Parkinson. Recorde-se que a delegação tem uma nova sede em Ponta Delgada, na Rua da Arquinha. ||

parkinson

O que é e como se manifesta a doença?

A Doença de Parkinson é uma patologia do foro neurológico que foi descrita em 1817 pelo médico inglês James Parkinson.
Os sinais da doença são o tremor, a rigidez, a acinésia (falta de movimento) e a instabilidade postural.
O quadro clínico da doença de Parkinson não se inicia sempre da mesma maneira em todos os doentes. Em 70% dos casos, a doença começa por um tremor localizado, geralmente a um membro superior que atinge depois o outro membro do mesmo lado. Este tremor pode ficar confinado a metade do corpo durante meses ou anos e só depois se estender ao outro lado. O tremor ocorre quando os membros estão em repouso e desaparece quando o doente executa movimentos como o levar de um copo à boca. Estas e outras informações sobre a doença estão disponíveis no site da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson, uma enfermidade que ganhou visibilidade mundial quando afectou o Papa João Paulo II.

Um comentário:

Baldoino disse...

Mcelia parece que o que acontece no Brasil acontece em Portugal...
Acho que a sugestão de um movimento nacional em abril feita em um dos nossos bate-papos chegou aos ouvidos dos amigos portugueses, precisamos nos organizar e fazer valer nossos direitos, o governo cobra com rigor nossas obrigações, IR, IPVA, IPTU, INSS, IPI, ICMS e muitos outros impostos sem retorno de serviços de qualidade.
Veja que em Portugal as Associações fazem sua parte e levantam os problemas com rigor.
É por isso e por tudo isso que precisamos nos organizar e sermos mais atuantes, afinal de contas estamos "TODOS NO MESMO BARCO”.
Obrigado pela participação, vocês mais uma vez deram sua contribuição