Samuel Grossmann
23 de janeiro de 2009 14:57
Para: Consumidor Estado
Prezada Dona Luciana
A resposta da Merck não esclarece a real razão do sumiço do Cronomet das prateleiras das farmácias. Faz, apenas, divagações que pretende desviar o fulcro da questão. Vários de nossos associados, inclusive ao signatário, foi informado que a falta decorre da transferência do acondicionamento de um local para outro. Ora seria para Puerto Rico, ora para a Holanda. Na embalagam do Cronomet que estava até então à venda indicava que ele é produzido na Itália, acondicionado em Costa Rica e distribuido pela Merck Brasil. Indagado sobre esse "turismo medicamentoso" a voz fantasma que atende ao serviço 0800 não soube responder. Agora, querer transferir a culpa à Anvisa se afigura inversossímel, pois aquele órgão público não iria pregar a ruptura da entrega de um remédio qualquer às farmácias. Se não houver outra razão insondável, a retirada do medicamento só poderia ser atribuida à falta de um planejamento ou irresponsabilidade. É importante salientar que estão em jogo a Saúde e Vidas Humanas, sobre o que a Empresa deve pautar suas atividas dentro de sua resonsabilidade social. De qualquer forma os portadores da Doença de Parkinson que tomam o remédio em causa, essencial e de uso contínuo, almejam que volte muito em breve às farmácias, para alívio de seu sofrimento e angústia.
Associação Brasil Parkinson
Samuel Grossmann, Presidente
----- Original Message -----
From: Consumidor Estado
To: samgross@terra.com.br
Sent: Thursday, January 22, 2009 4:32 PM
Subject: ENC: Merck Sharp & Dohme - Samuel Grossmann - 20/01
Sr Samuel,
Segue a resposta recebida pelo jornal referente à sua reclamação.
Att.
Luciana Magalhães
Coluna Seus Direitos
O Estado de S. Paulo
De: Merck
Enviada em: terça-feira, 20 de janeiro de 2009 21:14
Para: Consumidor Estado
Assunto: FW: Merck Sharp & Dohme - Samuel Grossmann - 20/01
Conforme solicitado, segue resposta à queixa do dr. Gorssmann. Qualquer dúvida, estarei à disposição.
Att.
Nádia Vranjac
"Conforme já contato feito anteriormente com o dr. Samuel Grossmann por e-mail, gostaríamos de esclarecer algumas questões com relação à falta de Cronomet no mercado brasileiro.
Infelizmente, estamos com problemas no abastecimento desse medicamento às farmácias de todo o país em razão de mudanças relacionadas ao processo de fabricação do produto. A fim de nos alinharmos com as exigências regulatórias locais para a manufatura desse tipo de medicamento, ano passado tomamos a decisão de mudar o local de embalagem do produto para o Brasil. Para isso, era necessário realizar algumas mudanças em nossa fábrica e efetuar alguns trâmites legais antes que o primeiro lote pudesse ser embalado.
No início deste ano, recebemos os últimos documentos da Anvisa necessários para iniciar as atividades no Brasil. Com isso, estamos prevendo normalizar a distribuição desse medicamento até o início de março deste ano.
Sabemos da importância desse medicamento para os pacientes com Parkinson e por isso estamos tomando todas as medidas necessárias para regularizar essa situação o mais rapidamente possível. Além disso, gostaríamos de ressaltar que a ANVISA já está ciente desses fatos. Tão logo tenhamos a situação normalizada, comunicaremos a Associação Brasil Parkinson, da qual o Dr. Samuel é presidente.
Atenciosamente
Merck Sharp & Dohme"
From: Consumidor Estado [mailto:consumidor.estado@grupoestado.com.br]
Sent: terça-feira, 13 de janeiro de 2009 18:22
To: Merck
Subject: Merck Sharp & Dohme - Samuel Grossmann - 20/01
São Paulo, 13 de Janeiro de 2009
A/C Assessoria de Imprensa ou SAC
Segue a queixa de leitor (a) ref. à sua empresa.
Pedimos a gentileza de uma resposta sobre o assunto até o dia 20/ 01
Atenciosamente,
Coluna Seus Direitos
Jornal O Estado de S. Paulo
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