ROMA, 24 JAN (ANSA) - O vício em jogos de azar, o consumismo, os excessos na alimentação e na vida sexual podem se desenvolver em pessoas que sofrem do Mal de Parkinson como efeito colateral dos medicamentos desenvolvimentos seu tratamento.
É o que revela os estudos apresentados neste sábado em Montecatini Terme (Toscana) no Simpósio da Associação italiana Parkinsonianos (AIP).
Segundo estudos recentes, um em cada dez que realiza tratamento contra o mal de Parkinson pode sofrer de condutas compulsivas, devido ao uso de medicamentos a base de dopamina.
A dopamina garante um bom controle sobre a rigidez, a lentidão dos movimentos e do tremor corporal, sintomas mais evidentes da doença, que degenera o sistema nervoso e que atualmente na Itália atinge mais de 200 mil pessoas.
Essa substância "é o neurotransmissor do movimento, mas também do prazer e da motivação", explicou Ubaldo Bonuccelli, do departamento de Neurociências da Universidade de Pisa.
Em pacientes pré-dispostos o uso desses medicamentos "desencadeia um distúrbio de controle dos impulsos, o que possibilita o desenvolvimento de compulsões", diz o especialista.
Pesquisas realizadas no Centro Parkinson dos Institutos clínicos de Aperfeiçoamento de Milão revelam que o jogo de azar está associado a um excessivo estímulo induzido pelos medicamentos contra o mal de Parkinson do hemisfério cerebral direito, onde se desenvolve a "criatividade". (ANSA)
24/01/2009 15:40
© Copyright ANSA. Todos os direitos reservados.
Blog a serviço das Associações de Parkinson e Grupos de Apoio no Brasil. Todos no mesmo barco de mãos dadas e abraçados superando o Parkinson com o mesmo ideal. Integrando de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Criado para atender às diretrizes do IV Congresso das Associações de Parkinson do Brasil em Recife - PE (2008). Divulgando Trabalhos e Notícias das Associações. Junte-se a nós! vamos todos juntos construir uma comunidade atuante.Procure uma associação / grupo de apoio! (listados ao final)
sábado, 24 de janeiro de 2009
Notíciax
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário