terça-feira, 10 de abril de 2012

Eva Wilma lembra o pai e fala sobre Parkinson em evento

Fernanda Frozza
Direto de São Paulo
Madrinha da campanha Viva Bem com Parkinson, Eva Wilma inaugurou a ação na tarde desta terça-feira (10), dia mundial da doença. Durante o evento realizado no Shopping Eldorado, em São Paulo, a atriz reforçou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento. "Na vida o aprendizado de viver com limitações é infinito", declarou.
Ao lado de médicos, ela relembrou a experiência que teve com seu pai. "Estou aqui como pessoa e não como personagem. Meu convívio com o Parkinson é bem antigo. Convivi por anos com meu saudoso pai que tinha a doença. Quase 20 anos depois, aceito o convite honroso de participar desta campanha para provar que mesmo com Parkinson é possível viver de bem com a vida".
A ação é uma iniciativa da Roche com o apoio da Associação Brasil Parkinson e da Academia Brasileira de Neurologia. Para chamar atenção de quem passa pelo local, uma casa de vidro ficará montada até que dia 14 de abril para mostrar a rotina desses pacientes.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 4 milhões de pessoas no mundo têm a doença. Destas, 400 mil são brasileiros, mas grande parte não sabe, já que os sintomas são confundidos com o envelhecimento.

Para tirar esta e outras dúvidas dos visitantes, a coordenadora da Academia Brasileira de Neurologia Vanderci Borges também estava no local. "As características da doença muitas vezes são relacionadas ao envelhecimento. Isso porque, os sintomas iniciais são tremor ao repousar, enrijecimento muscular e lentidão dos movimentos", explicou a neurologista.
Além disso, ela chamou atenção para os benefícios do tratamento. Segundo Vanderci, as causas do Parkinson ainda são desconhecidas e trata-se de uma doença degenerativa que, se for descoberta logo no início, pode garantir qualidade de vida ao paciente com acompanhamento médico.(...) segue
Fonte : Terra.com.br - Saúde

Nenhum comentário: